Sindicato Nacional da Indústria de
Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos

Filiado a FIESP

Sexta-feira, 24 de Maro de 2017






Associe-se!
Clique aqui e conheça as vantagens

O SICETEL através da FIESP fornece informações de forma rápida e consistente, visando a atender as preocupações das indústrias decorrentes do crescimento da conscientização ambiental e da velocidade de alterações das políticas públicas.

Divulgaremos neste espaço, as Notícias e Publicações desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho junto com o Departamento de Meio Ambiente – DMA – FIESP, como também as alterações que vierem a ocorrer na Legislação Ambiental.

Obrigações Ambientais

O Calendário Obrigações Ambientais elaborado pela Fiesp tem como objetivo alertar as empresas quanto as principais informações que devem ser encaminhadas anualmente aos órgãos ambientais e os prazos para envio destas informações, evitando multas e penalidades.

Clique aqui e fique por dentro desse Calendário

 

 

 

COMUNICADO DA FIESP E DO CIESP SOBRE O AUMENTO DO VALOR DAS TAXAS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CETESB

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb publicou em 28/12/2015 a Decisão de Diretoria  nº315/2015/C sobre novo procedimento relativo ao cálculo de preços de licenciamento, que alterou a definição de “área integral da fonte de poluição”, ampliando a sua área de abrangência, antes restrita à fonte de poluição, para a área total do terreno do empreendimento.

A receita da Cetesb com licenciamentos subiu 33% ante igual período do ano passado, no primeiro bimestre de 2016, segundo informações obtidas pelo jornal Diário Comércio Indústria & Serviço (DCI), publicado em 16/03/16, por meio da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo.

As preocupações apontadas pelos associados da Fiesp/Ciesp, bem como as análises técnicas e jurídicas que promovemos, demonstram que a alteração no cálculo do preço da licença resulta em uma série de prejuízos econômicos e divergências procedimentais.

Por meio da simulação com base em licenças existentes, calculamos que a elevação no preço das licenças tem variação entre 60% e mais de 1.000%, cabendo ressaltar que devido as peculiaridades de cada empreendimento, não se pode determinar exatamente o acréscimo no valor das licenças.

Diante deste cenário, solicitamos à Cetesb a imediata revisão da Decisão de Diretoria, para adequar o conceito de “área integral da fonte de poluição” nos moldes originalmente estabelecidos pelo Decreto nº8.468/76 e outras alterações legais, devido a inconsistência do novo conceito adotado, desproporcionalidade dos valores resultantes de sua aplicação e dificuldades práticas de aplicação do regramento instituído. Com isso, aguardamos manifestação da Cetesb quanto a revisão solicitada, para então definirmos a melhor forma de encaminhamento desta demanda dos setores industriais.

São Paulo, 21 de março de 2016.

 

 

 

Água – Cuide desse bem. Evite o desperdício  

Soluções completas que a sua empresa precisa para a conservação e redução do consumo da água

Reduzir o consumo de água é atualmente uma das grandes preocupações dos industriais que começam a tratar este valioso insumo como um tema estratégico em suas empresas.

Para saber mais detalhes acesse: Evite o desperdício

 

 

 

Informe Ambiental 

Boletim mensal produzido pelo Departamento de Meio Ambiente

O Informe Ambiental fornece informações de forma rápida e consistente, visando a atender as preocupações das indústrias decorrentes do crescimento da conscientização ambiental e da velocidade de alterações das políticas pública.

Edição 112 – fevereiro 2016

 

 

Fiesp e Ciesp lançam o Monitore – Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais

Fiesp e Ciesp lançaram durante reunião da Câmara Ambiental da Indústria Paulista (Caip), na tarde desta quinta-feira (31/3), a versão beta do sistema Monitore. Em fase de teste, o Monitore é uma plataforma digital criada para auxiliar o gerenciamento de obrigações ambientais, provido de sistema de alerta para o atendimento das principais demandas legais em seus respectivos prazos. Participaram do evento representantes de diversas associações e sindicatos da indústria,

O usuário cadastrado no sistema receberá e-mails com avisos sobre a data de vencimento da obrigação, podendo também monitorar seu status de cumprimento, além de gerar relatório gerencial.

O sistema possui obrigações pré-agendadas referentes a diversos órgãos, tais como:

  • Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
  • Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)
  • Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)
  • Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Civil e Polícia Federal

Não perca mais prazos. Acesse o sistema pelo link: www.fiesp.com.br/monitore

Agência Indusnet Fiesp

 

 

Perguntas Frequentes sobre Politica Nacional de Resíduos Sólidos

A gestão dos resíduos sólidos é uma questão complexa e de grande importância para a sociedade. Esclarece as principais dúvidas sobre o tema.

Para visualizar a publicação completa, clique aqui

 

 

 

 

neux On setembro - 16 - 2014
  • Central de atendimento
  • Telefone: (11) 3285-3522 / e-mail: sicetel@sicetel.com.br
Associe-se!
        Clique aqui
Cadastre seu e-mail e receba periodicamente notícias do SICETEL.