Sindicato Nacional da Indústria de
Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos

Filiado a FIESP

Sbado, 23 de Junho de 2018






Associe-se!
Clique aqui e conheça as vantagens

As vendas realizadas pela Indústria de Bem de Capital superaram as expectativas da Associação Brasileira de  Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que divulgaram hoje os indicadores do setor referente ao primeiro quadrimestre do ano. A melhora do desempenho das vendas cresceu 19,2% referente a abril do ano passado. O resultado representa um crescimento acumulado de 5,4% nos primeiros quatro meses do ano. A análise da Abimaq com estes dados evidencia que o mercado externo mantém-se como o responsável pela melhora relativa do desempenho do setor fabricante de bens de capital mecânicos nacional.

Outro indicativo positivo foram as exportações, que também registraram expansão tanto na comparação mensal com saldo positivo de 4,3%, quanto na comparação interanual, de 37,7%.  Já noquadrimestre, o crescimento foi de 28,7%. De acordo com a Abimaq, o resultado das exportações tem oscilado em níveis próximos aos médios mensais dos anos de 2011 e 2012, períodos em que o setor registrou seu melhor desempenho no exterior. Este desempenho positivo, presente em praticamente todas as categorias de bens de capital mecânicos, mostra não só o dinamismo do produtor nacional em fazer frente às intempéries, mas, principalmente à qualidade dos bens nacionais.

As importações também registraram forte crescimento de 8% em relação a março de 2018 e superaram em 55,1% o resultado de abril do ano passado. Com isso, o consumo aparente do setor – ou seja,indicador que mede a produção interna mais importações e exclui exportações – totalizou um saldo positivo de 2,1% na comparação com o mês anterior e crescimento de 31,5% na comparação interanual. Os dados resultaram um saldo positivo de 3,6% no consumo de máquinas e equipamentos, neste primeiro quadrimestre, o que representa um ciclo de 51 meses consecutivos de taxas negativas neste tipo de comparação.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) chegou a 75,9%, queda de 0,6% na comparação com o mês anterior. Em relação aos dados de empregabilidade, o setor encerrou o mês de abril com 294,4 mil pessoas ocupadas, um aumento de 0,2%, em relação ao mês passado.  Este é o quinto crescimento consecutivo neste tipo de comparação.

Fonte: Paranashop / Infomet

Redação On junho - 4 - 2018
  • Central de atendimento
  • Telefone: (11) 3285-3522 / e-mail: sicetel@sicetel.com.br
Associe-se!
        Clique aqui
Cadastre seu e-mail e receba periodicamente notícias do SICETEL.